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Benefícios do Açaí

No Rio, ele vem batido com xarope de guaraná e granola. Os cariocas adoram. Em Fortaleza, essa mesma receita faz sucesso nas lanchonetes. Mas na região Norte, é diferente: açaí é refeição. O açaí, que vem caindo no gosto dos brasileiros, sempre fez parte da alimentação dos paraenses, que são os maiores produtores do país. Mas quais são os benefícios desses frutinhos para a nossa saúde? Pesquisadores da Universidade Federal do Pará investigaram durante 11 anos os hábitos de moradores da cidade de Igarapé-Miri, orgulhosamente conhecida como a ''capital mundial do açaí''.

Foram feitos exames clínicos e de sangue em mais de mil pessoas que consomem açaí regularmente e também que não consomem.
As que tomam açaí têm o bom colesterol mais alto, acima do normal, e o mau colesterol em níveis normais, quando comparadas com as que não tomam açaí", diz Eduardo Costa, coordenador da pesquisa.


Segundo o médico, o aumento do bom colesterol se deve ao corante do açaí, a antocianina, também presente nas uvas. Mas, para se ter uma ideia, um litro de açaí tem 33 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto.


A substância ajuda a combater a formação de placas de gordura nas artérias, prevenindo doenças cardiovasculares como infarto e derrame. Os pesquisadores também já descobriram outros benefícios.


O açaí é rico em vitamina E, que combate o envelhecimento das células, tem mais proteína do que leite e ovo, possui alto teor de potássio, cálcio e também de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino.


O médico recomenda um copo de suco de açaí por dia. Pode ser feito na hora ou com a polpa congelada - o benefício é o mesmo. E também não há problema em misturá-lo com outros alimentos.


Só não pode é exagerar nas porções.


Lembrete: Se você está batalhando para perder peso, esqueça a combinação do açaí com banana e a granola. Faça um suco ou consuma a polpa com morango.


Voltar Fonte: Jornal hoje / edição do dia 20/09/2010