Artigos

Vamos Alongar?

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade. Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.

O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões. Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado sozinho.






Alguns benefícios do alongamento

- Reduzem as tensões musculares,
- Relaxam o corpo,
- Proporcionam maior consciência corporal,
- Deixam os movimentos mais soltos e leves,
- Previnem lesões,
- Preparam o corpo para atividades físicas,
- Ativam a circulação,
- Estimula a flexibilidade.

Recomendações:

- Não faça alongamento em músculos doloridos, inflamados ou com qualquer tipo de lesão. Alongamento não tem efeito terapêutico, mas sim preventivo.
- Um músculo lesado deve permanecer em repouso durante a fase em que está dolorido e inchado. Após este período, pode ser necessária uma reabilitação (fisioterapia).



Voltar