Artigos

Saiba quais são os tipos de chocolate e seus benefícios para a saúde

Ao leite, amargo, branco e diet são as versões mais comercializadas.

Abril é o mês em que as tentações estão por todos os lados, afinal, é justamente nesse período em que é comemorada a Páscoa. Diante disso, as prateleiras de supermercados ficam repletas de guloseimas e, principalmente, de ovos de chocolates dos mais variados tipos e tamanhos.

Controlar a dieta mediante a tantas gostosuras e comer sem acarretar no ganho de alguns quilinhos a mais são as preocupações imediatas. Segundo a nutricionista Ana Huggler, é possível comer chocolate desde que a quantidade seja moderada.

As frutas na nossa alimentação

— O ideal é consumir 30g por dia. Essa quantia é equivalente a dois bombons ou um tablete pequeno. No caso do chocolate amargo (70% cacau), que é rico em substâncias que atuam prevenindo ou controlando a hipertensão, a indicação é ingerir de 3 a 4 quadradinhos diários do chocolate, pois ele é muito calórico e pode causar ganho de peso— alerta Ana.

Além disso, a ingestão em excesso pode provocar irritações no estômago e na mucosa intestinal.

— Em contrapartida, o cacau possui uma substância denominada feniletilamina que ajuda a melhorar o humor. Uma dica é ingeri-lo no período da tarde que é quando o cortisol, o hormônio do estresse, está mais elevado— sugere a especialista.

Confira os benefícios de cada tipo de chocolate:

Ao leite - possui menos gordura hidrogenada na sua composição e, portanto, é menos calórico (com exceção daqueles que contêm nozes, cremes, frutas cristalizadas, entre outros).

Branco - produzido a partir da manteiga de cacau, ele é o que possui menor quantidade de propriedades benéficas à saúde. Além disso, são ricos em gorduras saturadas, que colaboram para a elevação do peso.

Amargo - fabricado com grãos torrados de cacau, ele contêm pouco açúcar e não tem acréscimo de leite na composição. É considerado um dos mais benéficos à saúde, já que é rico em flavonóides, substâncias que agem melhorando a circulação.

Diet - indicado para diabéticos, já que não possuem açúcares na composição. Porém, possuem um teor maior de gordura para garantir a mesma consistência. Sendo assim, às vezes, é mais calórico do que o normal, dependendo da marca.

Fonte:
ZH Vida

Voltar